sábado, 12 de outubro de 2019

Parakarate promove inclusão social

Júlio Pereira, de Pernambuco, destaca a importância de se praticar a modalidade por um melhor convívio social


Paratleta Júlio apresenta problema
de visão monocular
Por meio do Parakarate, a Confederação Brasileira de Karate (CBK) promove a inclusão social, para milhares de pessoas com deficiência – seja visual e cadeirante, por exemplo. Dentre as histórias de superação está a do atleta Júlio Pereira, da Associação Dojo Raion, de São Lourenço da Mata (PE), que neste sábado, dia 12 de outubro, sagrou-se bicampeão do Campeonato Brasileiro Interclubes de Karate, pela categoria de Kata para pessoas com deficiência visual, O campeonato prossegue até este domingo, dia 13 de outubro, no Ginásio Arena Praia Clube, em Uberlândia (MG).

Praticar karate trouxe ao paratleta, um melhor convívio social, como também uma melhor autoestima. “Antes de começar na modalidade, eu não tinha segurança em relação ao meio problema. Hoje, ando de cabeça erguida”, declarou Júlio, 29 anos, faixa preta, medalha de bronze do Pan-Americano de 2018, em Santiago, no Chile.

Júlio conta que entrou para o karate aos nove anos, por conta do bullying que sofria na escola, devido a sua deficiência. O paratleta tem problema de visão monocular (perca total da visão esquerda e parcial da visão direita). “No karate encontrei a inclusão social”, menciona o pernambucano. “Desde então, não me vejo como uma pessoa diferente. Muito pelo contrário”, completa Júlio.

Além de uma vida saudável, o karate proporciona para Júlio novos horizontes. Por meio do karate, o paratleta obteve o bolsa atleta do Estado, o que tem lhe dado a chance de fazer curso superior. Júlio cursa engenharia mecânica. “Somente o esporte para abrir novas portas”, declara.


A etapa final do Campeonato Brasileiro Interclubes de Karate é uma promoção da Confederação Brasileira de Karate, por meio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), em parceria com o Praia Clube de Uberlândia. 


-----

Assessor de Comunicação: Humberto Trindade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.