sábado, 9 de novembro de 2013

CEARENSE BRENO MATEUS TORNA-SE CAMPEÃO MUNDIAL DE KARATE

CEARENSE BRENO MATEUS TORNA-SE
CAMPEÃO MUNDIAL DE KARATE



O dia 8 de novembro de 2013 tornou-se um marco no karate nacional. Pela primeira vez na história do karate é tocado no Campeonato Mundial o hino nacional brasileiro na classe Junior (16/17 anos). Tal feito foi realizado após a conquista da medalha de ouro do cearense Breno Mateus de Souza Teixeira (17 anos) no 8º Campeonato Mundial Cadet, Junior e Sub-21 que aconteceu em Guadalajara/Espanha.

         Tal evento é organizado pela World Karate Federation-WKF e conta com a participação de mais de 1000 atletas de 98 países, onde são disputadas 31 categorias, nas quais apenas é inscrito um atleta por país em cada categoria. Breno Mateus foi o representante brasileiro na categoria kumite (luta) individual Junior -61kg. Nesta categoria havia 57 atletas de 57 países diferentes. O brasileiro iniciou sua trajetória vencendo um atleta Russo, posteriormente venceu, respectivamente, Itália, Latvia, Espanha, Turquia e a França na grande final. Salientamos que dos seis combates, cinco foram com países que ficaram entre as sete primeiras colocações na categoria no último campeonato mundial realizado em 2011, na Malásia.

         Breno Matheus, faixa preta 1º Dan, é filho de Carlos Roberto (faixa preta) e Francisca Esmênia. Sua irmã, Karla Rebecca, é a atual campeã brasileira sênior. Nosso campeão mundial treina na cidade de Fortaleza/CE ,no Karate Clube Verdes Mares com o professor William Cardoso (4º Dan) e Luiz Carlos Cardoso (7º Dan). Sempre estudou no Colégio Nossa Senhora das Graças e atualmente cursa o 3º ano do ensino médio, pretendendo cursar a faculdade de engenharia mecânica.

         O ano de 2013 para Breno Mateus foi um marco, pois o atleta, além de treinar, dividiu seu tempo com os estudos para o vestibular. Iniciou o ano vencendo a seletiva nacional de formação da seleção brasileira, tal conquista o classificou para o Campeonato Sul-Americano onde sagrou-se campeão no mês de junho. No mês de julho se classificou para a final do campeonato brasileiro, no início de agosto sagrou-se bi-campeão brasileiro. No final do mês de agosto representou o Brasil no Campeonato Pan-Americano em Medellín/Colômbia. Em setembro foi campeão da seletiva nacional para os Jogos Mundiais Escolares-Gymnasiade que será realizado no final do mês de novembro em Brasília. E finalmente no dia 8 de novembro, orgulhou toda uma nação a brasileira de kimono, tornou-se o 7 medalhista de ouro da história do karate brasileiro, escrevendo seu nome entre os campeões mundiais: Luiz Watanabe (Sênior - 1972), Diogo Tavares (Cadet - 1996), Maria Cecília (Sênior - 1998), Valéria Kumizaki (Sub-21 – 2005), Douglas Brose (Sênior - 2010), Wellington Barbosa (Universitário – 2012) e agora BRENO MATEUS (JUNIOR – 2013).

         O karate brasileiro e, em especial, cearense encontra-se em festa por ter um filho que conquistou o mundo. Parabéns BRENO MATHEUS DE SOUZA TEIXEIRA.
        
Fortaleza, 8 de novembro de 2013

William Cardoso - Diretor Técnico da CBK

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.