quarta-feira, 18 de setembro de 2013

CARTA ENVIADA PARA A CBK

de: Carlos Pontes - Riobrastur
para: William Cardoso <diretortecnicocbk@gmail.com>
data: 6 de setembro de 2013 14:38
assunto: Campeonato Pan-Americano 2013
enviado por: riobrastur.com.br
Boa tarde Sr. William,

Gostaria de parabenizar a equipe brasileira pelo excelente trabalho desenvolvido durante o período em que estivemos na cidade de Medellin (Colômbia). Ví o empenho de coordenadores e treinadores(Sunseis), que com suas posturas séria e envolvida conseguiram, ao meu ver desempenhar um grande trabalho. Se o resultado não veio, paciência outras competições virão e tenho certeza que conseguiremos atingir os objetivos almejados.
Passei entre vocês dias muito interessantes, de um aprendizado fantástico, de humildade, proximidade, integração, esforço, superação e outros muitos adjetivos que poderia mencionar.


HUMILDADE – Na figura do presidente da CBK, que de uma forma muito tranquila esteve entre nós, sem qualquer interesse de demonstrar ostentação pelo cargo, ou a importância que outros presidentes querem ter no exercício de suas funções. Tive a oportunidade de conversar um pouco com ele e desejo-lhe muito sucesso no exercício de seu mandato.

PROXIMIDADE – Dos professores com seus atletas, cada um com uma característica diferente, tentando em pouco tempo reunir o melhor de cada, para tentar se superar no Koto.

INTEGRAÇÃO – De toda equipe de treinadores e coordenadores, que ao longo do evento se reuniu por várias vezes para fazer análises e estatísticas do grupo, que alí representava o melhor do Karate Nacional.

ESFORÇO – Tive a possibilidade de ver com meus próprios olhos e inclusive filmar, o esforço louvável de tres atletas do Kata feminino, que embarcaram numa aventura louca de representar o Brasil, sem que tivessem a menor integração de equipe entre elas. Mais isso mudou no momento que o treinador de equipe, assumiu com muito esforço esta dura missão, e após dias e dias incessantes de esforço e determinação, conseguiu transformar Naomi, Maria Clara e Carol em uma verdadeira EQUIPE FEMININA DE KATA . O que faríamos se tivessemos mais tempo pra treinar esta turma. . .

VONTADE – Algumas meldalhas de Bronze, vem com o sabor amargo de um terceiro lugar, quando almejávamos mais, muito mais que isso. Durante as competições de Kumitê, tive a oportunidade de acompanhar um professor e um atleta buscarem juntos uma medalha que em alguns momentos me pareceu impossível. Durante a competição do atleta Luis, acompanhado de seu professor Aguiar, que lutaram com determinação e um esforço incomum buscando aquela medalha de BRONZE, que aos meus olhos teve a cor de OURO pela forma voraz com que foi conquistada. Meus sinceros respeito a ambos.
========================
COMENTÁRIOS:
- Sinto que de alguma forma ainda não conseguimos colocar na cabeça de nossos atletas a importância de representar uma equipeBRASILEIRA;
- Respeitar horários é fundamental para o bom resultado do trabalho. Pecamos em alguns momentos;
- Acredito não ser fácil, mais o local para treino nos dois primeiros dias não foi o mais adequado;
- Pelo que pude ver o grupo de professores de Karate que representam a seleção são pessoas sobrias e envolvidas com o trabalho. Parabéns.

==================================
SUGESTÃO:
- Durante os eventos Estaduais, faça com que na escrição dos atletas, venha o e:mail pessoal de cada um o/ou de seus pais, para que além de federações e professores, pais e atletas, tenham acesso aos informes oferecidos pela CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE KARATE. Desde que passei a receber tenho me interado mais do esporte, de seu calendário e tirado dúvidas sobre pontos aos quais nunca tive acesso.

==================================

                Acredito que vale comentar, que fiquei surpreso com o Kumite praticado em outros países, muito melhor que o praticado nos campeonatos estaduais no Brasil, como leigo e sem qualquer pretensão de dizer o que está certo ou errado, confesso que fiquei atento as diferenças.
Durantes esta semana que passei, fiquei pensando muito de que forma conseguiríamos reunir este grupo com estes treinadores, para praticar e integrar ainda mais atletas e professores, visando melhores os resultados e constatei que isso não será possível sem que haja, investimento e patrocínio, pois as nossas próprias dimensões continentais nos dificulta profundamente, além da já ciente, falta de investimento no esporte amador. Mais como tudo tem um começo, acredito muito no trabalho desta gestão para dar início a um grande trabalho, que se começa colocando tijolos um a um, e vejo que esta obra acaba de começar.

Boa sorte e muito trabalho.


José Carlos Pontes Batista

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.