segunda-feira, 22 de abril de 2013

Assembleia Geral na Visão de Edson Capinski/PR





Aconteceu durante a tarde de sexta (19) e todo sábado (20) a assembleia extradordinária da Confederação Brasileira de Karatê, contando com mais de 40 participantes e com objetivo principal de reformar o arcaico, viciado e autoritário estatuto da entidade. Durante todo o tempo o que se viu foi uma inédita demonstração de democracia e transparência. O estatuto foi renovado cláusula a cláusula a partir, principalmente, da valorosa colaboração do Dr. Irazer Gadelha de Brito cuja visão, idoneidade e bons princípios trouxeram à plenária um estatuto completamente novo que pôde ser debatido durante 14 horas de produtivos trabalhos.

De forma inédita, todos os pontos nocivos ao Karatê Brasileiro foram gradativamente removidos substituindo os poderes autoritários da CBK por poderes democráticos focados na valorização da Federações e de seus membros. O Presidente da CBK, Sr. Luiz Carlos Cardoso teve uma postura aberta e valorizadora abstendo-se de conduzir a assembleia e permitindo que, pela primeira vez, as Federações opinasse e votassem tudo o que constou na redação final do novo estatuto.

Pontos importantíssimos como o fim do reconhecimento da "uniões de estilo", consideradas pela absoluta maioria dos presentes um "corpo estranho" ao karatê pela forma que foram "impostas" num último suspiro da administração anterior foram conquistas marcantes deste processo, da mesma forma como uma imposição muito maior de responsabilidades às Federações que passam, agora amparadas por um estatuto democrático a serem a ÚNICA fonte de representação do Karatê nos estados e junto à CBK.

Para todos a assembleia foi considerada histórica, para o Paraná foi histórica e foram dois dias para "lavar a alma" onde puderam, seu Presidente Aldo Lubes e o Vice Edson Capinski apresentar suas colaborações as quais foram todas acatadas e Aldo Sensei pode trazer à tona ao término dos trabalhos, novamente os motivadores que levaram a crise entre a CBK e a FPRK durante os últimos 7 anos e perante todos ver que a luta não foi em vão quando apresentou pedido formal de instalação de uma auditoria na CBK.

Ao final, numa demonstração de valorização e respeito, Aldo Lubes foi convidado a ser o primeiro a assinar a ata e o novo estatuto os quais foram IMEDIATAMENTE disponibilizados à todas as Federações presentes, coisa nunca vista na administração anterior.

O Paraná aproveitou a oportunidade e convidou o Presidente da CBK a estar presente em nossos cursos técnico e de arbitragem que acontecerão no próximo dia 26/05, convite o qual foi aceito imediatamente, oportunidade a qual serão apresentadas aos dirigentes do Karatê Paranaense as diretrizes desta nova gestão da CBK pelo seu próprio presidente.

Recepção calorosa, tradicional característica do cearense, foi o que se viu da presidência e de toda a diretoria e assessorias da CBK presentes na assembleia, todos tiveram seu espaço respeitado e temos a certeza que a partir de agora este espaço (individual e coletivo) somente aumentará.

Queremos expressar nossos agradecimentos ao Dr. Irazer que simplesmente "deu um show" de conhecimento jurídico e igualmente ao presidente da CBK, Sr. Luiz Carlos Cardoso pela sua coragem em enfrentar de peito aberto questões que sempre foram tão estigmatizadas no karatê brasileiro. 
Dr. Irazer Gadelha de Brito 

Essa assembleia não só foi histórica, ela sim virou uma página da história do karatê brasileiro, deixou para trás um período negro e acendeu um nova chama de esperança em todos os karatecas do Brasil, e nós, que estávamos lá, podemos dizer cheios de orgulho que participamos efetivamente e desta virada.

Edson Capinski

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.